Menu.

AeroBlog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Operação Monitorada!




EASA recomenda inspeções constantes nos motores Trent 900 da Rolls-Royceda RedaçãoA EASA (European Aviation Safety Agency), agência que regula a aviação na Europa, ordenou inspeções rigorosas nos motores Trent 900, da Rolls-Royce, que equipam aviões A380. No início do mês um voo da Qantas, que partia de Cingapura para Sydney, teve de fazer um pouso forçado depois que um dos motores de um A380 explodiu em voo.


As analises preliminares mostraram que o fogo e o vazamento de óleo nos compressores de alta pressão e pressão intermediária do motor podem ter causado uma falha no disco da turbina de pressão Intermediária. Por conta disso, EASA tornou obrigatória repetitivas inspeções nos aviões equipados com o motor Trent 900. A primeira inspeção deve ocorrer após, no máximo, 10 voos; depois, a cada 20 voos. Se algum problema grave for encontrado nessas inspeções, o motor deve ser retirado de operação.

A decisão da EASA poderá impactar na operação das companhias aéreas que voam com o A380, pois as aeronaves deverão permanecer mais tempo em solo. Isso porque, segundo especialistas em manutenção, as inspeções dos componentes de motor costumam exigir horas de trabalho.

A Qantas afirmou na última quinta-feira que sua frota de seis Airbus A380 deverá ficar no solo por pelo menos mais 48 horas conforme prossigam as investigações da falha da semana passada.


Att.


Eduardo Cavallini



Nenhum comentário:

Postar um comentário